ORNAMENTAÇÃO

Para uma boa celebração é muito importante a disposição e a ornamentação do ambiente, a limpeza do prédio e a preparação das vestes e objetos litúrgicos. Por isso, devemos ter na comunidade uma equipe de ornamentação.
Para poder desempenhar bem a sua função, é necessário que estas pessoas recebam uma formação e estejam imbuídas do Espírito Litúrgico, ter um conhecimento do tempo litúrgico. Devem exprimir na ornamentação da Igreja o espírito da festa do dia: por exemplo, no Natal o presépio; Pentecostes algum cartaz lembrando o mistério do Espírito Santo; festa de N.Sra. a imagem dela, nunca mais de uma imagem na mesma celebração.
Todos os enfeites devem ser feitos com muita simplicidade e com materiais verdadeiros: por exemplo, flores naturais e não de plástico; madeira de verdade, e não imitação de madeira ... Não colocar flores no altar.poderão colocar arranjos maiores perto da estante da palavra e em outros lugares onde não atrapalhem a circulação da equipe, nem a visão do povo, evitar os exageros.

"O objetivo é contribuir para a beleza das celebrações e criar um ambiente que favoreça a condução da comunidade à comunhão com o Deus de amor."

Paróquia Bom Jesus do Bom Fim - Diocese de Itapetininga - Pilar do Sul - SP